A arte inconfundível de DOMINGOS TÓTORA

Por Roberto Reis
EM Sem categoria
30th, ago 2011
0 Comentário
1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io Made with Flare More Info'> 1 Flares ×

O mineiro Domingos Tótora aprendeu cedo, em Maria da Fé,, Minas Gerais, que atos simples transformam a vida em valores: a arte, a preservação do meio ambiente e a inclusão social. A natureza, sua fonte inesgotável de inspiração revela cores que refletem a ação do tempo, nuances sempre terrosas. A partir da reciclagem do papel kraft, o artista plástico cria objetos e esculturas onde a beleza é inseparável da função. A pureza dos tons e as formas delicadas dos bowls, ânforas, centros de mesa, bancos e pufes saem do ateliê e conquistam o mundo, concedendo status de arte a peças simples do cotidiano.

A Serra da Mantiqueira domina a paisagem da cidade de Maria da Fé,sul de Minas Gerais.A luminosidade é intensa. Inspirações para o artista Domingos Tótora.
Aqui tem a ver com as formas da região.As montanhas, as curvas de nível.E nesse espaço aqui eu sinto a luz passando todo o dia.Todos os movimentos da luz estão aqui.”

O atelier do artista está integrado ao verde. O designer Domingos Tótora trabalha com papel maché há 18 anos.
Peças decorativas,objetos utilitários, móveis. Tudo aqui é feito com papel kraft, reciclado. Ou seja papelão de embalagem e sacos de cimento que foram jogados fora. A arte da reciclagem tipo exportação. Algumas obras foram vendidas na França.

“Eu optei pela reciclagem para dar um tom ecológicamente correto para o meu trabalho .E deixar para o futuro uma cidade melhor.O papel é altamente resistente,prensado. Então o que acontece?eu estou fazendo esculturas para você sentar.O papel nâo vem da madeira? Ele volta a origem,volta a ser madeira de novo, pq fica bem resistente.
Na Oficina, as obras idealizadas por Domingos Tótora são executadas por uma equipe. O projeto de Arte e Reciclagem tem
um papel social. Tótora apostou na organização dos artesão da comunidade.

Em outra oficina trabalha um outro núcleo de cooperados. Ao papel reciclado junta-se a fibra de bananeira. A reciclagem pode ser transformadora:moldar uma nova realidade mudar a vida das pessoasl. Há 7 anos um pequeno grupo começou a fazer artesanato com papel reciclado, Uniram-se numa cooperativa.E assim começou essa gente de fibra. A primeira produçao de apenas 60 peças foi comprada pela ong “Mãos de Minas”. Depois o Grupo investiu em equipamentos e conseguiu ir em frente. Com o novo oficío,
melhorou a renda das famílias.

"" Escreveu 1372 Posts

Roberto Reis
Empresário , designer e apresentador , comerciante na área de móveis e decorações desde de 1993 . Com vários cursos e mostras de decoração no currículo, tem projetos em São Paulo, Rio de Janeiro, Uberaba , Araguari, Brasilia, Goiânia e Uberlândia. Atualmente apresenta o programa A Casa da Semana, na TV Paranaíba - Rede Record . Há 4 anos, mantém este blog , com as últimas novidades do mercado de arquitetura, decoração de interiores, design , paisagismo e artes plásticas . É o criador do evento Artecafé, que já está indo para a sua 21ª edição. É também proprietario da loja Varanda Moveis em Uberlândia - Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

});
1 Flares Twitter 0 Facebook 1 Filament.io 1 Flares ×